A palavra”direção” significa orientar uma determinada tarefa, acompanhando passo a passo os vários momentos do agir humano. A palavra direção não é exclusiva da linguagem religiosa, mas devemos concordar que sem um adjetivo explicativo ela não significa muita coisa. Por isso, a palavra direção é definida por aquilo que se segue: direção de banco, de escola, de igreja ou direção espiritual.
Direção espiritual é a ajuda que um cristão oferece a outro cristão para alcançar a maturidade espiritual.É a orientação recebida de um pai espiritual quanto aos costumes, ascese, busca de perfeição humana e espiritual para alcançar a paz interior, de autodomínio, de disciplina física e moral.
Somente é possível orientar alguém no campo espiritual para chegar à plenitude de qualquer fé dada se vivermos e cremos na mesma fé.
A direção espiritual católica tem como modelo a pessoa de Jesus como visto e apresentado pela Igreja católica. Nesse sentido, o orientador espiritual, mais do que um teólogo, deve ser um mistagogo, alguém que tem experiência prática vivencial da fé.
O orientador espiritual, por meio do diálogo e dos encontros, exerce uma autêntica pastoral da evangelização, promove a santidade e leva as pessoas a uma maturidade interior.
A orientação espiritual é uma ajuda espiritual que pelo ministério da Igreja é oferecida aos católicos que querem vivenciar melhor a própria fé.
Nosso Orientador, Padre Vinícius Gouvêa, também responsável pela Fazenda da Esperança em Manaus.