O Poder da Música: 5 Motivos Pelos Quais a Música Ajuda Com a Aprendizagem de Idiomas

Aumente o volume para melhorar a sua aprendizagem de idiomas

Todo mundo adora música. É uma grande diversão, que ajuda você a relaxar e se concentrar. Além de ser legal e divertida, a música tem muitos efeitos positivos no nosso cérebro. Alguns dizem que ela tem poder de cura, enquanto outros afirmam que ela ajuda a desenvolver as capacidades cognitivas das crianças pequenas. Mas você sabia que a música também pode te ajudar muito a aprender um novo idioma? Não só por imergir você em uma cultura e uma tradição, a música ajuda genuinamente o cérebro a processar toda esta nova informação de forma mais rápida e melhor. Aqui estão cinco razões pelas quais a música é uma grande ferramenta para a aprendizagem de uma nova língua.

A Música Estimula a Memória

Alguma vez você já se perguntou por que você está com o refrão de uma canção presa na sua cabeça por dias, mas nunca frases de uma revista ou de um diálogo de um filme que você acabou de assistir? Isso ocorre porque a música estimula a memória como nenhuma outra coisa. E pense nisso: Quando você era criança, não aprendeu todos os tipos de músicas e melodias para ajudar a lembrar das coisas? O alfabeto, a ordem dos planetas no sistema solar, verbos irregulares, etc. A música é um poderoso artifício para acionar o gatilho da memória, tornando-se uma das melhores ferramentas de aprendizagem que existe. Você pode ouvir músicas escritas no idioma que você está aprendendo, mas você também pode fazer a sua própria! Escolha a sua melodia favorita e cante, por exemplo, os dias da semana, ou qualquer coisa que você tem que memorizar em uma língua estrangeira! Você verá uma melhora rapidamente.

Cantar e Aprender as Letras das Músicas Aumenta o Vocabulário

Já que isso acontece no nosso idioma, por que seria diferente em um idioma estrangeiro? Ouvir uma música no idioma que você está tentando aprender irá ajudar você a enriquecer o seu vocabulário muito mais rápido. Você vai ouvir as palavras, bem como combinações de palavras que você pode não ouvir falar em quaisquer outras circunstâncias.

Cantar uma Música Melhora a Pronúncia

Talvez você note que o seu sotaque é menos perceptível quando você canta em uma língua estrangeira do que quando você fala. Isso porque o ritmo da música faz com que seja mais fácil de articular as palavras e ajuda a desenvolver a pronúncia correta.

Escutar Música Irá Melhorar Sua Compreensão da Língua

De acordo com o artigo Cognitive Daily de Dave Munger, a primeira coisa que você tem que descobrir quando você aprende uma nova língua é o lugar onde as palavras começam e terminam. Esse passo, não só é o primeiro, mas também o mais difícil. Adicionar melodia e afinação na fala pode ajudar a tornar esse passo mais fácil, a música faz com que as palavras se diferenciem mais umas das outras.

Ultimo, Mas Não Menos Importante: Ouvir Música é Divertido

Talvez isso resuma tudo. Claro que todas essas explicações científicas de por que a música é uma poderosa ferramenta de aprendizagem são valiosas. Mas, pensando nisso, talvez todo o poder da música baseia-se no fato de que ouvir música é divertido e emocionalmente estimulante. Ao elevar a moral e motivação, a música tem o poder de fazer com que as tarefas pareçam sem esforço.

Então, o que você está esperando? Navegue pela internet e procure músicas no novo idioma que você está aprendendo e veja o quanto ouvi-las irá ajudar você!

Fonte: http://livemocha.com

Autor: Mireille Fiset