Formações da Comunidade

A formação é um dos alicerces mais importantes para o desenvolvimento de uma pessoa, por conseguinte, nossos trabalhos com os jovens não poderiam deixar de tê-la como base de estruturação dos mesmos. Nossas formações surgiram do aprofundamento do conhecimento acerca da juventude, de suas necessidades pessoais e das exigências necessárias para o desempenho de seus serviços na comunidade.

Hoje a Comunidade Católica Despertai, realiza diversas formações, organizadas em módulos distintos, dentre elas temos:

Despertai

A formação Despertai tem como objetivo a evangelizar, trabalhar as relações e doutrinar. Evangelização através do anúncio de Jesus e de sua Boa Nova. Trabalhar as relações ajudando o jovem a se relacionar consigo, com os outros, com sua família, comunidade e com Deus. E doutrinar através da base que temos através de estudos sobre nossa Igreja, sobre a fé que professamos, sobre imagens, Santos e Maria podendo assim desmistificar falas idéias pregadas por muitos ao longo do tempo.

Trabalhamos da melhor forma sempre pensando que o melhor Despertai será o próximo.  Buscamos e temos como marca qualidade e organização. Damos a maior importância a este trabalho porque  a juventude precisa de Deus e da Igreja, e nós nos sentimos chamados a levar DEUS a estes jovens e a apresentar a verdadeira face de nossa Igreja, que é pouca conhecida por eles, para reconduzi-los  novamente ao maravilhoso rebanho de Cristo

Essa formação acontece em especifico no período do carnaval por ser uma formação mais extendida. Idade Permitida acima de 16 anos.

Shamahdão

Shamahdão é uma formação que evangeliza jovens concretizando-os o verdadeiro chamado de Deus. Deus tem um chamado para cada um de nós, e nesse acampamento jovem há a possíbilidade  de abrir o coração e aceitar com um sim o chamado de Deus.

Chama a Mil

Um reavivamento espiritual. Um encontro para clamar pelo fogo do Espírito nos corações. A expressão CHAMA A MIL é um desejo, um clamor por esse fogo consumidor, por essa chama acessa nos corações. Tem o objetivo de acender a chama, reavivar o fogo do Espírito Santo nos corações.

Buscai

Iniciar os jovens a buscar conhecer Deus através de sua Palavra santa, vivendo segundo a Palavra, tendo-a como verdade, luz, alimento, vida e poder de Deus para nós.

Orai

Formação embasada em um assunto de suma importância mencionada no Catecismo da Igreja Católica onde é ressaltado de forma veemente o valor e a necessidade da oração. A oração é essencial a todo aquele que submete ao serviço de Deus e da Igreja.  Tem por objetivo central auxiliar no processo de aquisição der intimidade com Deus através da vida de oração.

Vivenciai

Formação que busca conscientizar que quando nos predispomos a servir a Deus, estamos também colocando nossa vida a serviço de uma comunidade que espera ver em cada servo um modelo a ser seguido. A santidade deve ser uma meta de todo cristão, não somente para que este seja um modelo, mas para seu bem, para o bem de sua família, da Igreja e de toda a comunidade. O homem santo comunica a graça do Senhor Jesus com a sua simples presença. Tem por objetivo  buscar a santidade para dar testemunho de vida.

Pacto

O PACTO na realidade é um acróstico que indicam os pactos que devemos ter na nossa convivência em grupo para desenvolvermos um bom serviço para Deus. Objetivando formar discipulados, que não seja apenas um grupo, mas um verdadeiro discipulado.

AME (Anunciadores da Mensagem do Evangelho)

O AME – Anunciadores da Mensagem do Evangelho, é projeto de preparação de semeadores da Palavra de Deus. O AME é mais que a formação, pois além desta, ele tem ainda as oficinas, as experiências e o acompanhamento.  O AME é um processo continuo, logo, mesmo após a conclusão da formação, o grupo de semeadores pode ser convocado para novas formações, atualizações ou aprofundamento.

Módulos do AME:

Anunciai

Formação que busca preparar os evangelizadores especificamente para o momento do anúncio. (Como fazer o anúncio).

IDE: Conhecer os Recursos para o Anuncio, como: material didático, expressão corporal, dinâmica de grupo e técnicas de oratória.

Boa Nova: é a fase da elaboração da mensagem, com auxilio de conceitos de abstração, elaboração, aprofundamento e organização de mensagens evangélicas.

Semeai: São técnicas para anunciar a mensagem é a formação que visa a preparação para o momento do anúncio, dirimindo-o na arte de transmitir a mensagem.

Nova Unção: A unção do semeador – Anunciar com poder. O Espírito Santo é o principal agente da evangelização, é Ele que tudo move e inspira cada palavra que sai dos lábios daquele que fala em Nome de Deus. Para sermos bons semeadores, devemos nos deixar guiar pelo Espírito Santo de Deus em nossos ensinos, pois é Ele quem nos dará toda a autoridade para falarmos com propriedade da Boa Nova de Deus. Tem por objetivo, entregar-se a moção e domínio da graça e unção do Espírito Santo na fase de preparação e durante o momento dos ensinos.

Novos Métodos: Apresenta a Metodologia de anúncio da mensagem

Todas as informações: comunicacao@despertai.org.br.

Confira as formações que acontecerão ainda este ano, clique aqui.